O Brasil [vírgula] desde o dia 13 de maio de 1888, quando os negros depois de passar por toda escravidão, finalmente conseguiram a sua liberdade. Atualmente, a população negra no Brasil é a segunda maior [vírgula] apesar que ainda ocorre muita discriminação contra eles, portanto [vírgula] a questão que ocorre sobre as cotas raciais nas universidades brasileiras é processo que confirmar [confirma] que o país é racista e não é através disso que o Brasil vai resolver a discriminação racial e querer corrigir a responsabilidade histórica e além que deve se melhorar o nível da educação para que seja igual para todos.
As cotas raciais nas universidades públicas do país ocorre um processo social ,onde no Brasil os negros correspondem a 45% da população, enquanto na universidade de Brasília apenas 2% dos alunos são negros, portanto [vírgula] isso não era para ocorrer. Isso só confirma a desigualdade que existe no país, portanto[vírgula] se que [quer] a acabar com a discriminação que seja através da capacidade que todos tem [têm], e não pela cor, pois isso não significa nada.
O Brasil, quer resolver através das cotas raciais corrigir sua responsabilidade histórica que tem como os negros de devido à escravidão, mas isso, não [sem vírgula] é uma solução suficiente pra resolver esse problema social, pois isso acaba desvalorizando os negros dos brancos, sendo que tanto os negros como os brancos tem [têm] capacidade de ter as mesmas oportunidades na sociedade, só basta que o país ofereça um nível escolar igual para todos.
Portanto, o Brasil aboliu com a escravidão, mas os problemas sociais continuam na sociedade devido a [à] discriminação entre as raças e um dos problemas que atuam na sociedade é as cotas raciais nas universidades brasileiras que devem ser solucionadas pela capacidade de todos, independe de cor ou raça, todos são iguais ,então as universidades devem avaliar seu desempenho escolar e não corrigir uma responsabilidade histórica .
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideias em torno do tema. Contudo, melhor organize suas colocações, tendo em vista à clareza e coesão de seu texto. Além disso, levante argumentos bem fundamentados que comprovem sua tese. Vá além do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |