No Brasil, a maioria dos indivíduos pobres são negros ou índios. Esse fato faz com que muitas universidades adotem cotas raciais para o ingresso em suas instituições, a fim de facilitar o acesso à educação para essas pessoas e, consequentemente, reduzir as desigualdades sociais. Entretanto, essa medida é errada, pois não aborda esse problema na sua origem, servindo apenas como medida paliativa.
Os indivíduos que são a favor das cotas raciais, geralmente, afirmam que a facilitação do ingresso nas universidades públicas para negros e índios irá permitir a maior democratização do ensino superior. Em virtude disso, essas cotas ajudariam a reduzir os problemas históricos no que concerne à pobreza e à marginalização desses indivíduos.
Por outro lado, a existência dessas cotas poderá influenciar a discriminação aos indivíduos beneficiados, uma vez que os princípios da meritocracia e da isonomia serão violados, o que pode gerar um sentimento de indignação por parte dos outros candidatos.
Outro aspecto a ser salientado é que a implantação das cotas não será uma solução absoluta, pois o principal problema não é o nível de exigência das universidades, mas sim a qualidade do ensino público.
Dado o exposto, percebe-se que as cotas raciais não irão reduzir efetivamente as desigualdades sociais. Em vez disso, as autoridades competentes devem investir mais nas escolas públicas, a fim de que todos os alunos, independentemente de suas origens, tenham as mesmas condições de aprovação no vestibular. Por fim, as pessoas devem cobrar dos governantes o cumprimento dessas ações, pois a educação de qualidade é um direito de todos os brasileiros.
Comentários do corretor
Suas colocações retrataram bem o tema proposto e é notável um projeto de texto bem definido. Procure apenas realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para validar sua tese e enriquecer sua produção.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |