As cotas raciais é uma pratica cada vez mais comum no mundo contemporâneo, ela tem o intuito de levar as pessoas que não tiveram uma qualidade de ensino médio regular, ao [sem vírgula] ensino superior. as [As] cotas raciais é [são] uma forma indireta de racismo, pois classificam as pessoas como inferiores ao restante da população.
As cotas para ingresso ao ensino superior, foi [foram instauradas] instaurada a ponto de “maquiar” uma falha nas escolas públicas do país, também ferindo os Direitos Humanos, contradizendo sua ideologia de igualdade entre as pessoas, tratando pessoas com distinção de cor e fatores sociais.
A má qualidade do ensino médio público e mais um governo despreocupado com o ensino, favorece [ensino favorecem] a tal pratica [ essa prática] de distribuição de cotas como se fosse senhas distribuídas em bancos para atendimento, em que o felizardo da vez, ingressa [sem vírgula] no vestibular, tirando o mérito de quem foi assaltado pelas cotas. As cotas deveriam ser banidas do ensino publico [público], pois elas são uma vergonha para o país, classificando como uma ma [má] qualidade nossas instituições de nível médio.
O absurdo da população é achar que as cotas iram [irão] igualar as pessoas, mas como já dizia John Locke [Locke:] “ o homem é fruto do seu ensinamento”, se não tivemos uma qualidade de ensino na nossa formação, sempre haverá essa discrepância de intelecto entre as pessoas.
Comentários do corretor
Você apresentou suas posição sobre o tema, contudo não desenvolveu uma linha argumentativa plausível e bem fundamentada que comprovasse suas colocações e melhor retratasse a problemática do tema. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |