A questão racial no Brasil é um tema demasiado polemico [polêmico] e controverso. As diferenças econômicas e sociais sempre foram vistas como fruto da desigualdade racial. Para refuta-las julgasse[refutá-las, julgou-se] necessário o uso de ações afirmativas, incluindo a recente decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a legimitidade das cotas raciais em universidades federais[federais.]
As universidades públicas brasileiras sempre foram sinônimo de qualidade. O problema é que o governo brasileiro não é capaz de arcar com os custos de um ensino superior gratuito para todos os estudantes, surgindo [vírgula] por isso [vírgula] o vestibular, segundo o qual só os estudantes mais qualificados conseguiriam uma vaga. Entramos ai em um circulo [círculo] vicioso, pois as escolas públicas brasileiras apresentam um baixíssimo nível educacional, enquanto escolas particulares oferecem um educação de boa qualidade a quem puder pagar por ela. Como resultado, a universidade publica estão [pública está] majoritariamente composta por estudantes de escolas particulares. As cotas surgem como uma válvula de escape para esse problema, facilitando a entrada de estudantes menos qualificados nas universidades publicas.
A cotas social é por si só um problema, pois ao mesmo tempo em que permite a entrada de estudantes de baixa renda nas universidades[vírgula] ela exime o governo brasileiro de sua responsabilidade de melhorar o ensino público. As cotas raciais ainda criam diferenças entre um grupo já prejudicado, o de estudantes pobres. Se a grande maioria dos estudantes negros são de baixa renda, as cotas sociais já serviriam. O fato de ser branco ou ser negro não diminui nem aumenta a inteligência de ninguém, se tiveram a mesma educação [vírgula] porque [por que] esse tratamento tão discrepante?
O governo prefere ignorar as causas do problema, tentando tratar apenas de suas consequências . Cabe a ele a responsabilidade de garantir uma escola pública de qualidade, para que brancos e negros, ricos e pobres, possam competir com igualdade no vestibular. Se somos todos iguais perante a lei e devemos ser tratados com tal. A quantidade de pigmentação na pele não deve ser usado como critério para nada e não é através da desigualdade que vamos alcançar a igualdade.
Comentários do corretor
Suas colocações foram pertinentes e retrataram bem a problemática do tema. Contudo, atente-se às regras de uso da vírgula e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para validar sua tese e enriquecer sua produção.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |