Apesar de representarem grande parte da sociedade, ainda assim são tratados como minoria, e isso se acentua no sistema de cotas raciais. Tal sistema cosegue reforçar as diferenças existentes entre os negros e os demais; o que vai de encontro à declaração dos direitos humanos , onde consta que todos são iguais perante a lei, independente da cor ou raça, etc.
Na declaração, a igualdade entre as pessoas deve ser permanente, e [sem vírgula] respeitados por todos. O sistema de cotas garante a reserva de vagas para estudantes negros. Mas [vírgula] essa medida adotada pelo governo atesta [vírgula] de certa forma, que o negro é incapacitado de conseguir a vaga de outra maneira.
Um outro ponto negativo desse sistema, é [sem vírgula] que apenas 2% da população negra esta [está] presente em universidades, e isso se relaciona ao fato de que parte desse grupo vem de escolas públicas e, muitas vezes [vírgula] não recebem uma preparação adequada, revelando um paradoxo, pois nem toda a população “alvo” usufrui desse sistema.
Sendo assim, o sistema de cotas, de certa forma [vírgula] consolida as desigualdades sociais já existentes. No entanto [vírgula] torna-se necessário uma verdadeira inclusão desse grupo perante a sociedade; o governo deve fornecer investimentos voltados à educação básica, e a própria sociedade, lutando em favor da inclusão social.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto retratou o tema, contudo estabeleceu uma abordagem simplista, tendo em vista a diversidade de questões que o recorte temático favorece. Dessa forma, realize um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.)
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |