Desde os primórdios aos dias atuais, os negros e os índios, sofreram [sem vírugula] para conquistar o seu lugar na sociedade. Como medida para “reparar” os erros e os preconceitos cometidos, aqueles que no passado foram injustiçados, o Supremo Tribunal Federal (ATF), [sem vírgula] sancionou uma lei que permite que todas as Faculdades/Universidades federais reservem vagas para as pessoas que se declararem negras ou indígenas ou até mesmo descendentes dessas duas etnias.
Debater sobre as cotas no Brasil é como lembrar de relatos que vem desde o descobrimento do país, quando os índios perderam suas terras e [vírgula] com isso,acabaram perdendo seus costumes [vírgula] como: andar nus,dormir em redes e produzir seu próprio alimento e ainda foram utilizados em regime de trabalho escravo na colheita de café.Também não podemos esquecer do trabalho escravo dos negros,que mesmo com a abolição da escravatura [vírgula] eles não tinha meios e nem estrutura para viver como pessoas livres.
O Brasil foi construído entre as diferença de seus povos, mas que apenas um tem valor para a sociedade, aqueles que são considerados brancos, mesmo que perante a lei todos sejam iguais, a realidade no mercado de trabalho, delegacias e universidades é bem diferente. Mesmo com cerca de 51% da população se declarar negra/parda,segundo o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),nesse mesmo censo de 2010,percebe-se também que a raça branca recebe cerca de R$1.538 por mês ,quase o dobro do valor relativo aos [aos de ] raça preta e chega a ser o dobro dos salários da raça indígena.
Portanto, essa lei pode sim dar uma realidade mais justa aqueles [àqueles] que sempre viveram a sombra da sociedade e ao mesmo tempo contribuíram para a formação do país. Se os negros ou índios não fossem tão injustiçados [vírgula] dificilmente saberíamos se a realidade seria outra, pois não há como voltar no tempo,mas pode-se consertar um erro que já foi cometido.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Contudo, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) Atente-se às regras de uso da vírgula!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |