Hoje no Brasil, só não estuda quem não quer, é muito fácil culpar o governo por todo fracasso pessoal. O governo está fazendo sua parte,existe investimentos pesado na educação,em muitos projetos bons, para melhorar e ampliar a educação, mas, ninguém vence uma guerra lutando sozinho,é preciso um interesse coletivo,todos pela educação de verdade, não só de palavras,nós temos condições de mudar essa história
A culpa de tudo isso, é [isso é] dos pais,os pais de hoje dão tudo que pode [podem] materialmente aos filhos, e [filhos e ] não cobram nada. Os estudantes de hoje tem [têm] vida de liberdade e autonomia, e responsabilidade zero. Parece que quem manda é o filho e não o pai.Agora esse aluno que não estuda e com isso não aprende merece ta [estar] numa universidade federal. Só porque ele é preto [vírgula] pobre e burro?A coisa é muito séria ! Antes de educar os filhos,temos que primeiro reeducar os pais, sim, são os pais a base de tudo, sem o apoio deles, sempre nadaremos contra a maré.
Para aquele aluno que realmente estuda, as cotas são justas porque ele jamais vai ter chance, contra um aluno do ensino privado,mesmo sabendo que sua vida acadêmica não será nada fácil, já que sua formação tem muito a desejá [desejar, mas] mais com paciência e empenho [vírgula] ele chegará ao pódio.Temos grandes professores que com toda certeza ajudaram esse aluno no que for preciso.
Agora, para que esse projeto de cotas raciais tenham um final feliz [vírgula] duradouro e próspero, é preciso investir nas bases. Se não melhorar a qualidade do ensino público no país, tudo será em vão, eles entraram na universidade mais [mas], jamais saíram [sairão] ,será como botar o carro na frente dos bois,não adianta ter sabedoria é preciso saber usa-la [usá-la].
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Contudo, não extrapolou o âmbito do senso comum, de achismos e generalizações. Apresente argumentos bem fundamentados que comprovem sua tese e melhor explorem as questões que envolvem o tema.
Leitura é fundamental!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |