Uns dos assuntos mais comentados quando se trata de vestibular são as cotas, principalmente as raciais. A cota racial garante uma reserva de vagas em universidades públicas e privadas para negros e, em alguns lugares, também para os índios.
De acordo com o STF, essas cotas são uma forma de tentar corrigir injustiças feitas no passado, além de amenizar desigualdades educacionais entre as 'raças', pois existem mais estudantes brancos em faculdades do que negros. Esses são os principais argumentos na defesa das cotas, que [vírgula] por parte da população, é uma forma justa de compensa-los [compensá-los] pelos malefícios causados pela escravidão.
Entretanto, existem discordâncias em relação a esse método, pois se existe uma minoria negra em instituições de ensino superior, é devido ao precário investimento na educação pública, que inviabiliza um preparo de qualidade. Também defendem o fato de poder aumentar o preconceito, pois a distinção de etnias por lei acabaria por agravar o racismo já existente. Além de que seria difícil definir quem teria direito a tais políticas.
Mesmo sendo uma forma de desculpar-se pelo ocorrido no passado, as cotas acarretam benefícios, como também malefícios, na qual os principais atingidos serão os favorecidos por essa lei.
Comentários do corretor
Suas colocações foram pertinentes, porém sua produção não foi além de uma abordagem simplista e superficial. Dessa forma, desenvolva sua linha argumentativa a fim de melhor explorar a diversidade de questões que o recorte temático favorece. Vá além do senso comum!
Leitura é fundamental!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |