As cotas raciais foram criadas no Brasil com o objetivo de minimizar um problema que surgiu nos tempos da escravidão: a desigualdade existente entre as raças. Para isso, o governo abriu vagas nas universidades para os negros, grupo considerado excluído e descriminado [discriminado] pela sociedade. É certo que no nosso país existe uma certa diferença entre a forma de se tratar pessoas com cor de pele diferentes, mas talvez a abertura de cotas não seja a melhor forma de solucionar esse problema.
A intenção era promover a igualdade, mas, o que se percebe dessa iniciativa é a intensificação do preconceito já existente. Não faz muito sentido tentar igualar algo o colocando em uma posição privilegiada e diferente das outras. Além disso, o sistema generaliza, é como se todos os afrodescendentes brasileiros não houvessem tido oportunidades e precisassem de uma ajuda para conseguirem ascender.
Contudo, é necessário admitir que há uma certa dívida a ser paga aos negros, mas é equivocado pensar que essa dívida deve ser paga pelas instituições de ensino, que existem para formar bons profissionais e não para resolucionar problemas históricos do Brasil. Não é a cor que define se alguém deve entrar em uma faculdade e sim o merecimento de cada um.
Portanto, essa tentativa de tampar o buraco deixado pela escravidão não irá resolver nada, ela é somente uma forma de forçar uma reciprocidade de direitos. O que deveria ser feito é o governo iniciar verdadeiros projetos de inclusão dos descendentes de escravos na sociedade, projetos que trariam oportunidades e que não os tratariam de uma forma especial, mas de uma forma igualitária.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto se desenvolveu de forma clara e precisa, além de ter feito colocações pertinentes em torno da problemática imposta pelo tema. Contudo, faltou um trabalho mais efetivo com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e dar força à sua tese.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |