A escravidão gerou consequências inimagináveis para a população negra, que ainda no século XXI, são perceptíveis. A pobreza, a falta de oportunidades, e [oportunidades e] o preconceito fazem com que um ser humano, como qualquer outro, não leve uma vida digna. Mas tentar resolver essa situação privilegiando-os, colocando-os diferente dos demais também não é uma forma de descriminação [discriminação] ?
A cota racial é um sistema, que o governo criou, para ajudar pessoas da raça negra a entrarem na faculdade, numa tentativa de amenizar essa divida histórica que o país tem com eles. É também usada para mostrar à população que o governo tem consciência da desigualdade no Brasil e está tentando melhorar, dando oportunidade de mudar de vida para todos.
Mas essa cota, na verdade, é uma descriminação [discriminação] contra essa raça, afirmando que negros não estão de igual para igual na disputa de uma vaga na universidade, que não são capazes de conseguir por si só e precisam de um “empurrãozinho”. Muitas vezes [vírgula] um candidato que estudou nas melhores escolas do país, que teve as melhores oportunidades, ainda tem uma bonificação e passa na frente de alguns que tiraram uma nota melhor que a dele no vestibular, apenas por uma diferença na cor da pele. E isso, não é considerado preconceito?
Então o governo deve reavaliar seu conceito de preconceito, de descriminação e mudar essa realidade vivida no país. É justo que todos tenham as mesmas oportunidades, e por isso se quer ajudar, deve dar cotas aos que realmente possuem uma condição financeira precária e não tem as mesmas chances dos outros. Ou então [vírgula] pode também investir na educação pública para que ninguém fique em desvantagem.
Comentários do corretor
Você apresentou ideias em prol da sua opinião acerca da problemática, contudo seu projeto de texto não extrapolou o âmbito do senso comum. Dessa forma, procure estabelecer argumentos bem fundamentados, desenvolva sua perpecepção crítica a fim de melhor analisar o tema proposto e validar sua posição.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |