O sistema de cotas é uma política afirmativa que destina vagas, em universidades federais, a determinados grupos, a exemplo dos negros e dos indígenas. Ele é necessário para democratizar o ingresso no ensino superior e para amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças.
A recente decisão, do supremo tribunal federal, de tornar constitucional a adoção de sistemas de cotas tem gerado polêmica. Há os defensores da ideia de que o ingresso no ensino superior, em universidades federais, deve-se ao mérito do candidato, de prestar o vestibular e ser aprovado, concorrendo de forma igual com os demais. E há quem defenda que o sistema de cotas é necessário para pagar a dívida social que o Brasil tem com determinados grupos, dando - lhes condições especiais e privilegiadas na concorrência com os demais grupos. Estes estão certos, afinal [vírgula] desde a abolição da escravatura [vírgula] os negros são marginalizados e não possuem as mesmas oportunidades dos brancos, assim somente com mecanismos como o sistema de cotas é possível dar a eles condições de ingressar em uma universidade federal e melhorar suas condições de vida.
O sistema de cotas paga parte de uma dívida, acumulada desde a época do Brasil colônia, com negros e indígenas. Esse sistema é uma solução imediata e eficiente para a amenização de disparidades sociais, econômicas e educacionais entre raças. E para que não haja discussões em relação ao sistema de cotas, que privilegia este ou aquele grupo, é necessário democratizar não somente o acesso à universidade federal [vírgula] mas também o acesso ao ensino fundamental, médio e técnico, todos com qualidade.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto se desenvolveu de forma clara e precisa, além de ter feito colocações pertinentes em torno da problemática imposta. No entanto, sua argumentação não extrapolou o esperado. Você poderia ter mobilizado uma ampla linha argumentativa a fim de explorar a diversidade de questões que o recorte temático favorece.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |