A educação no Brasil se tornou polêmica, no momento em que as cotas raciais foram citadas. Mas [vírgula] qual é o real motivo dessa implantação? Seria à [a] má administração do plano educacional no Brasil, a baixa remuneração dos professores ou greves mais freqüentes [frequentes] que dificultam a aprendizagem dos alunos, consequentemente, incapacitando-os de prestar um vestibular a altura [altura?].
Por outro lado [vírgula] a iniciativa do governo ganha vários adeptos. Pessoas afirmam, que [afirmam que] adoção de parte das vagas em universidades federais, ajudarão [federais ajudarão] a incluírem [incluir] alunos negros, pardos e índios. Este [Esse] projeto de lei não só privilegiam [privilegia] as classes raciais, como também, as classes sociais. Essa alternativa, resulta [alternativa resultar] em amenizar a falta de comprometimento do país na questão educacional.
Embora seja uma solução [vírgula] as cotas, suas causas ficam bem visíveis a [à] população, que não está satisfeita com a educação no Brasil. Fatos que indicam à [a] deteriorização da educação, ganham [educação ganham] destaques em jornais como: escolas com estruturas comprometidas, baixa renumeração dos professores gerando greves mais freqüentes [frequentes]. A inviabilidade do aluno de uma instituição pública concorrer com outra de uma privada fica evidente, devido aos eventos conturbados gerados pelo poder público.
Portanto, a reserva de vagas nas universidades do país [vírgula] as classes raciais e sociais se destaca como uma correção, decorrente da má administração da educação no território brasileiro. Ao mascarar a problemática do sistema educacional, fica evidente que o país sofrerá com freqüência [frequência ações], ações resultantes desse descaso com a educação.
Comentários do corretor
Melhor organize suas ideias visando à clareza e coerência de suas colocações. Além disso, reveja as regras de uso da vírgula a fim de não comprometer a construção de sentido de seu texto. Quanto à argumentação, procure ser mais contundente, estabeleça argumentos bem fundamentados, extrapole o âmbito do senso comum e evite repetições.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |