Segundo pesquisas realizadas em diversas universidades, os dados revelam que a quantidade de jovens afrodescendentes e estudantes de escolas públicas que ingressaram no curso superior, são inferiores [superior é inferior] aos números de brancos e alunos de instituições privadas. O STF (supremo tribunal federal) na tentativa de amenizar a desigualdade legalizou as cotas raciais e sociais, disponibilizado parte das vagas para estes grupos.
Estudante de escola pública por não obter uma base educacional de qualidade, ao decorrer do ano, sente maior dificuldade para adaptar-se. As cotas sociais auxiliam o jovem a entra [entrar na universidade], mas não fornecer [fornece] nenhum apoio para a continuidade do percurso. Seria importante uma ajuda do governo, um prepara mento [preparamente] reforçado antes de iniciar o ano letivo.
O mesmo acontece com alunos das cotas raciais, além da péssima base educacional, o intelecto e a capacidade dos cotistas são questionados, sem mencionar o racismo de alguns que afirmam que ele esta [está] ali apenas por ser negro. Os críticos acreditam que as cotas são injustas, uma forma de facilitar a entrada de alguns e prejudicar os demais candidatos. Se realizar um grande investimento na educação pública, com melhorias em suma [vírgula] principalmente na estrutura de ensino, as cotas não seriam necessárias; ricos, pobres, negros, brancos, todos, competido [todos competindo] de igual para igual.
Sendo assim, ao invés da criação de cotas, promover melhorias no ensino das escolas públicas para que tornem aptas a competir com qualquer instituição privada poderia reverter esta realidade. Independente de cor ou instituição que estudou seja ela privada ou pública todos estariam preparados igualmente.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Contudo, não estabeleceu uma linha argumentativa que extrapolasse o âmbito do senso comum. Dessa forma, procure estabelecer uma linha argumentativa plausível e consistente, além de realizar um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |