O Brasil está mergulhado no preconceito racial há muito tempo, no principio foi com a escravidão, onde [em que] as diferenças eram tratadas de forma explicitas [explícitas]. Com o passar dos anos, esse sentimento foi se escondendo atrás de leis criadas com propósito de igualdade. Hoje no século XXI [vírgula] ainda observamos várias formas de discriminação, algumas descaradas, e outras ocultas.
É irônico dizer que cotas raciais combatem a disseminação do preconceito, ingressar em uma universidade por meio de cotas faz com que a justiça, que é o objetivo das leis, deixe de existir, um candidato pode não conseguir uma vaga mesmo tendo tirado uma boa nota, enquanto um cotista consiga não por mérito, mas por privilégios.
No que observamos [vírgula] o sistema de cotas, foi [cotas foi] criado com intuito de acabar com a desigualdade racial, pois [vírgula] segundo estatísticas [vírgula] as oportunidades não são as mesmas entre brancos e negros, o PNAD revela que em 2007, 9% dos jovens brasileiros tem [tiveram] acesso ao ensino superior, 13,4% dos brancos, e 4% dos negros e pardos. Apesar dos dados, não é oferecendo vantagens para cotistas que vamos acabar com o racismo, o problema tem raízes mais profundas, talvez na educação básica, onde muito negro não tem acesso a ela, é preciso cortar o mal pela raiz [vírgula] acabando com a miséria onde o índice é maior para os negros, assim terão condições intelectuais para competir na ampla concorrência.
O passado deixou marcas e o preconceito ainda existe na cabeça das pessoas, portanto [vírgula] para acabar com ele é preciso sempre se lembrar dos princípios da isonomia onde “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” valendo para igualdade racial, deixando em contradição a criação de cotas raciais.
Comentários do corretor
Suas colocações foram pertinentes, contudo seu projeto de texto não estabeleceu uma linha argumentativa que explorasse a diversidade de questões que o recorte temático favorece. Além disso, procure extrapolar o âmbito do senso comum.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |