Distinção de vestibulandos - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 04/07/2012

Status:

Corrigida
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A sociedade brasileira vive uma realidade racista, podemos acompanhar a discrepância dos números de negros nas faculdades estaduais e federais e o [federais. O]  sistema de cotas foi aprovado justamente para colocar essas diferença de lado, mas ao tentar abranger e dar mais oportunidades, acabou aumentando ainda mais as diferenças raciais.

O filósofo Lucius Séneca dizia que “o esforço sempre chama pelos melhores” e o vestibular para ingressar em uma universidade pública é justamente isso, provar os que já estão aptos para ingressar no curso superior e com [superior. Com] o sistema de cotas favorecendo alguma raça, estamos facilitando essa entrada para uns e não para outros, ou seja, causando uma classificação entre raças.

Gilberto Gil [vírgula] que é um grande músico do Brasil, morava em um bairro pobre da capital baiana, contudo conseguiu cursar administração de empresas na UFBA e não dependeu de um sistema de cotas para entrar em uma universidade federal.

Podemos constar que hoje nas faculdades a presença de negros é menor do que a quantidade de brancos, mas temos que analisar vários fatores socioeconômicos que esses negros vivem. A maioria dos negros não tem o mínimo de condições de vida que inclui uma boa atividade escolar, podendo ser uma das causas da minoria negra nas universidades.

No caso do sistema de cotas [vírgula] estamos criando uma distinção entre as raças [vírgula] mesmo que essa não seja a intenção. O ingresso em um curso superior deve depender do esforço de cada candidato, com direitos iguais, não favorecendo e desfavorecendo qualquer raça.

Comentários do corretor


Seu texto fez colocações pertinentes, contudo faltaram bons argumentos para validar sua tese. Dessa forma, amplie sua linha argumentativa realizando um bom trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) e vá além da abordagem simplista e superficial!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente