O Brasil é conhecido pela não priorização na educação de crianças e jovens. Esse fato leva o governo à busca por um meio de tapar as lacunas que o ensino público não preenche, isso ocorre através das cotas. Mas, será que todos os que são beneficiados com esse recurso realmente precisam?
Não é segredo que o ensino público do Brasil está péssimo, faltam recursos e professores preparados, isso acarreta um dificuldade maior para alunos que almejam uma vaga em faculdades públicas. Quem tem melhor condição financeira, coloca [financeira coloca] seu filho em escola particular e [vírgula] com isso [vírgula] a disputa por vagas nas universidades fica desleal.
As cotas servem como meio para diminuir essa disputa, estudantes de escola pública, filhos de alguns servidores do estado, pessoas de raças diferentes, dentre outros quesitos, podem ser contemplados com esse recurso. Mas, isso causa enorme revolta para a maioria dos vestibulandos porque são observados casos de pessoas que não precisam recebendo o favorecimento.
Pessoas negras são beneficiadas com cota mesmo que tenham estudado em colégio particular, somente por causa da cor de sua pele são tratados automaticamente como diferentes. Ou seja, o recurso é usado de forma desnecessária. Esse fator também levanta o debate sobre o racismo, parece que o governo está evidenciando que realmente existe diferença entre brancos e pretos, coisa que é combatida a [há] muito tempo.
Em suma, é evidente que as cotas servem para amenizar a situação que se encontra o ensino do país. E, de certa forma, são justas, mas devem ser tratadas com enorme seriedade [vírgula] pois podem prejudicar quem realmente merece e ajudar quem não tem necessidade efetiva.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto apresentou argumentos para defender sua tese sobre o tema. Contudo, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) e uma abordagem mais ampla a fim de melhor retratar a questão e validar sua posição de forma incontestável sobre o recorte temático
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |