Muito se vem descutindo acerca das cotas no mundo atual. As cotas, cujo papel é amenizar as desigualdades sociais, educacionais e econômicas, foram implementadas no governo de Fernando Henrique Cardoso. Nesse ano, está para ser aprovada uma lei que determina 50% das vagas oferecidas às cotas raciais e sociais.
Em primeiro lugar, cabe esclarecer que com o aumento do número de vagas para a ação afirmativa [vírgula]uma parte da população, a classe alta e as classes médias, irá [médias serão] contra. Pelo fato de terem que “competir” desigualmente entre os beneficiados. Com isso, há a possibilidade de gerar um confronto, dentro da própria universidade, entre os mais preparados e os “privilegiados”.
É necessário, também, a analise [análise] do outro lado. Com a aprovação do aumento de vagas para cotistas [vírgula] as universidades serão frequentadas por mais pessoas carentes. Isso pode diminuir as desigualdades existentes a séculos. Porém, na maioria dos casos, ao conseguir entrar nas faculdades [vírgula] ora eles sofrerem [sofrerão] com o racismo, ora não conseguem [conseguirão] passar em determinadas matérias havendo, então, a evasão escolar.
Entretanto, caso essa lei seja realmente aprovada, só irá adiar o real problema, o governo não investe no ensino público. Por essa razão[vírgula] há a adoção da ação afirmativa nas faculdades. Além disso, continuará havendo pucas [poucas] vagas para muitas pessoas, causando o descontentamento em uma grande parte da população
Com isso, o Estado deve não só investir na educação pública brasileira, para haver uma competição mais justa, mas também aumentar o número de vagas oferecidas por curso. Dessa maneira, as desigualdades e o racismo serão amenisados [amenizados].
Comentários do corretor
Suas colocações falaram acerca da problemática do tema, contudo, seu projeto de texto não sobressaiu ao âmbito do senso comum. Dessa forma, procure realizar um bom trabalho com os recursos argumentativos e procure ser mais crítico ao analisar a questão.
Leitura é fundamental!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |