Indubitavelmente, a colonização portuguesa deixou marcas, na [marcas na] sociedade brasileira.Essas marcas são, desigualdades [são desigualdades] entre brancos, negros e índios, a educação precária, favorecendo maijoritariamente classes com alto poder aquisitivo.Neste quadro de desigualdades entra, [sem vírgula] o sistema de cotas raciais, no qual, visa [o qual visa] amenizar os desequilíbrios no âmbito da educação, por [educação e por] consequência criar um Brasil mais justo.
Entretanto, este sistema de cotas no Brasil se mostra falho.Haja vista, vários[sem vírgula] casos como o ocorrido na UnB(Universidade Federal de Brasília), no qual, dois [sem vírgula] gêmeos univitelinos, foram [sem vírgula] aprovados pelo sistema, quando foram fazer sua matrícula, apenas um estava apto a entrar.A alegação foi de que, um [sem vírgula] não era negro, porém eles são univitelinos, ambos de mesma aparência, negros.Ápos entrar na justiça, ele conseguiu sua bolsa de cota racial.
É necessário um programa estudantil, que [sem vírgula] beneficia classes menos favorecidas.Contudo, já existe o sistema de cotas raciais, porém ele poderia ser remodelado para se tornar eficiente.Como por exemplo, não somente visar o fenótipo da pessoa, e [sem vírgula] sim suas condições socioêconomicas.Dar uma chance, para [sem vírgula] pessoas que realmente estão a margem [à margem] da sociedade, e [sem vírgula] incluí-las de modo eficaz.
Porém, não basta apenas coloca-lo [colocá-lo] na faculdade, é necessário ajuda-lo, a se [ajudá-lo a se] manter, com algum auxílio de moradia e comida.Casos de fraude, de [sem vírgula] cotas raciais não é raro, e [sem vírgula] isso mostra que é ineficaz este sistema.A criação de bolsas socioêconomicas, poderia [sem vírgula] ser a solução, pois pessoas poderiam entrar em faculdades renomadas, não pela sua aparência e sim por ser realmente menos favorecida nesta sociedade capitalista.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, contudo não estabeleceu uma rica e ampla linha argumentativa para realizar uma boa discussão em torno do tema. No mais, atente-se às regras de uso da vírgula!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |