A estrutura social brasileira atual alude ao período da história do Brasil em que este era colônia de Portugal e a mão-de-obra escrava utilizada era composta por índios e negros; [negros,] ambos sem perspectiva de futuro. Nos dias de hoje, mesmo após a abolição da escravatura, estes povos, em sua maioria, são marginalizados e possuem mínimas oportunidades de ascensão social. Diante deste quadro, o Estado brasileiro implanta no país o sistema de cotas para beneficiar os estudantes de descendência negra e índia [indigena] entrarem em universidades e compensar os anos de exploração vividos por eles.
No âmbito Biológico [biológico], o conceito de raça para seres humanos está defasado, mas no âmbito Sociológico [sociológico,] ainda persistem movimentos racistas que se agravaram com a legalização das cotas raciais nas universidades brasileiras. Perante um país miscigenado, não há como dizer se uma pessoa é negra ao olhar simplesmente a cor da sua pele. Os critérios utilizados pelas faculdades para esta definição de cor é a autodeterminação do vestibulando, o que acentua a injustiça provocada aos demais candidatos às vagas.
Na verdade, não é a cor da pele que limita o egresso de estudantes no ensino superior no Brasil, é a renda. Sendo assim, o benefício da reserva de vagas deveria ser dado somente aos alunos das escolas públicas, por tempo determinado.
Portanto, o governo ao implantar a política de cotas raciais só reafirma o preconceito inerente à nossa sociedade e não extingue as discrepâncias sociais, pois elas resultam do histórico de má administração governamental e não do histórico de escravidão. Para que haja equilíbrio racial nos diversos setores sociais, têm [tem] que haver investimento federal em saneamento básico, educação e saúde. Assim, poderá formar cidadãos com as mesmas condições para lutar pelas oportunidades da vida.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática imposta pelo tema. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua tese e enriquecer sua argumentação.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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