A existência das cotas só é mais um meio que tenta justificar a negligência educacional que o povo brasileiro sofre desde sua colonização.
A colonização do Brasil é marcada por trapaças e mentiras , entre colonizadores , nativos e escravos. Constituindo o apogeu do mais forte diante da submissão do mais fraco. Perante desse [esse]meio corruptível , a educação desenvolveu-se para os que detinham maior poder e ficando precária para os mais pobres. Como exemplo dessa negligência [negligência,] os negros e seus descendentes , até os dias atuais , sofrem por falta de oportunidades que consequentemente tendem a escolhem [que, consequentemente, tendem a escolher] meios ilícitos para garantir sua sobrevivência.
Atualmente [Atualmente,] a lei de cotas promove uma amenização da desigualdade. O SISU(Sistema de Seleção Natural) ,junto com outros programas de distribuição de vagas universitárias , adere as cotas promovendo assim chances de igualdade , para as diversas etnias que compõem o povo brasileiro. Constituindo assim mais justificativas para camuflar um sistema educacional falido e corrupto , sem profissionais qualificados e a falta de remuneração aos poucos profissionais que existem.
Portanto , o equilíbrio que poderá por fim a essa desigualdade esta [está]na educação. Pois [Pois,] uma população que pensa melhor [vírgula] questiona mais e busca seus direitos legítimos.
Comentários do corretor
É notável a criticidade de suas colocações. Contudo, você poderia ter ampliado seu projeto de texto e sua linha argumentativa a fim de melhor explorar a diversidade de questões que envolvem o recorte temático.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |