O sistema de cotas raciais é um grande avanço na busca por uma sociedade igualitária, principalmente em termos de educação. Não se busca por esse sistema acentuar a classificação entre raças, mas sim uma forma de se colocar brancos, negros e outras etnias em mesmo nível de educação, dando igualdade de condições àqueles que historicamente foram menos favorecidos.
Como reflexo de uma melhor educação, os beneficiados pelas cotas têm a oportunidade de lutarem, mais preparados, por um maior espaço no mercado de trabalho, que se torna cada vez mais complexo e carente de pessoas altamente qualificadas. O último Censo realizado no país demonstrou que apesar do aumento do número de pessoas da raça negra que possuem nível superior de ensino, ainda é um número baixo em relação aos brancos com a mesma formação. Diminuir a distância entre esses números é um dos objetivos das cotas raciais.
Por outro lado, a tese racista diz que esse sistema reafirma a classificação entre as raças, fazendo uma distinção injusta entre as pessoas. Mas e todos os anos perdidos, onde negros eram proibidos de frequentar a escola e sofriam todo tipo de castigo e ameaça quando se rebelavam, sem nenhum direito, apenas o de trabalharem e enriquecerem aqueles que detinham o poder? É esse erro que o sistema de cotas raciais visa a reparar.
É uma questão de isonomia, tratando de forma diferenciada os que foram desprivilegiados, e [desprivilegiados e] que pagam até hoje pelo atraso educacional ao qual foram submetidos, muitos, inclusive, recorrendo à criminalidade como meio de sobrevivência, que por conseqüência [consequência] afeta todo o conjunto da sociedade até os dias atuais. Portanto, se a base da sociedade é a educação, essa é a melhor política para evitar que as estatísticas demonstrem um percentual cada vez maior de negros vivendo às margens da sociedade.
Assim, as cotas raciais, ao contrário do que muitos acreditam, irão tão somente ajustar o acesso à educação no país, trazendo benefícios não apenas aos que delas se beneficiarem, mas a todos indiretamente.
Comentários do corretor
É notável a presença de uma projeto de texto claro, preciso e bem definido para realizar a abordagem do tema. Parabéns! Contudo, para chegar à excelência total é preciso extrapolar o recorte temático, seu texto, apesar de ter uma argumentação bem fundamentada, não se sobressaiu em relação à questão da "dívida histórica" ao explorar também outras questões.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |