No Brasil, a escravidão que acabou no século XIX ainda deixa marcas fortes na organização social do país, visto que a abolição da escravatura assinada pela princesa Isabel Cristina não alterou substancialmente em nada a vida dos escravos que continuaram ainda segregados a situações de sub-humanas [situações sub-humanas] sem ter direito a vários serviços essenciais, como educação, saúde [saúde,] entre outros.
A proclamação da república que ocorreu um ano após abolição [após a abolição] da escravidão, trouxe [escravidão trouxe] poucas ou quase nenhuma mudança na vida da população negra. As mudanças que ocorreram na educação, como por exemplo, a laicização do ensino [ensino,] entre outras, não derrubaram as barreiras que impediam o acesso a [à] educação dos ex-escravos e seus filhos. O estado brasileiro não se importava muito com o destino dessa massa que agora serviria especialmente para trabalhar na indústria que começava a surgir.
Atualmente [Atualmente,] a inserção dos afrodescendentes nos espaços educacionais é permeada por questões que envolvem o “débito” cuja [de uma] sociedade que tanto massacrou esta raça e, portanto [portanto,] deveria cobrir as maléficas consequências [consequências,] facilitando a entrada dos negros nas universidades, através de cotas e ações afirmativas.
Como se sabe, o problema na educação no Brasil não é recente nem pequeno. A educação primária, o ensino fundamental e médio sofre com falta de professores, a falta de infraestrutura [infraestrutura,] entre outras devassagens. Esta base que deveria ser reestruturada, uma vez que o individuo que adentra na universidade pública através de cotas, chega [cotas chega] com pouco conhecimento arrecadado em seu ensino secundário.
Corrigir os erros históricos é uma boa saída para aqueles que não estão interessados em realizar mudanças necessárias não só aos negros, mas a todos aqueles que sofrem com a péssima educação brasileira. Dar cotas é somente mais um bombom envenenado, alguns poucos provarão do doce de adentrar a universidade pública, contudo a maioria da população prova o amargo veneno que é não ter acesso à educação de qualidade.
Comentários do corretor
Você fez colocações pertinentes em torno da problemática imposta pelo tema. Contudo, faltou um melhor uso da vírgula e um cuidado com os períodos longos. Além disso, sua argumentação foi inconclusiva, uma vez que não ficou claro se você defende ou não o sistema de cotas.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |