O sistema de cotas iniciou-se em 1960, nos Estados Unidos, com a intenção de diminuir a desigualdade social, econômica e educacional entre as raças. Pois [raças, pois] os governantes acreditavam e ainda acreditam que há ainda uma discriminação educacional com os negros indigenas e deficientes, por haver um número maior de brancos em universidades do que de outras raças. Porém [Porém,] algumas pessoas são contra esse pensamento, elas acreditam que o sistema de cotas seja um equívoco, e [equívoco e] até mesmo um caso de discriminação.
Alguns na sociedade acham que o sistema de cotas é discriminativo [discriminativo,] pSeuois, para elas a idéia [ideia] de cota é como uma incapacidade, ou seja, é como se uma pessoa negra , indigena [indígena] ou deficiente não fosse capaz de conseguir uma vaga em uma universidade [universidade,] assim como uma pessoa branca foi capaz, por apenas seu próprio mérito.
Mas a verdade é que no Brasil o sistema de cotas é útil sim. Isso está visível nas universidades brasileiras onde a maioria dos universitários são brancos e com o sistema de cotas isso está mudando aos poucos. Atualmente também o número de pessoas que se consideram negras está crescendo , pois as pessoas estam [estão] tendo mais orgulho de sua cor. Isso pode ser resultado do sistema de cotas que está dando mais chances para o negro mostrar que ele é capaz de ser o que ele quiser e de ter conseguido isso através da sua cor, que antigamente era tão discriminada.
Enfim [Enfim,] o preconceito entre os discriminados ainda existe e com as cotas isso pode ser amenizado [amenizado,] pois num mundo como o nosso ter [nosso, ter] uma educação superior é ter voz.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, contudo não conseguiu estabelecer uma linha argumentativa plausível e consistente que retirasse sua produção do senso comum e validasse sua tese sobre a questão.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |