A escravidão foi um período de 350 anos de trabalho forçados sobe [sob] condições precárias, esperando pela tão sonhada liberdade. Foram libertados, contudo sem rumo e sem teto [teto,] os negros espalhados pelas cidades e fazendas brasileiras sendo privados do conhecimento e de uma vida melhor e ainda sobre muito preconceito conseguiram conquistar o seu espaço na sociedade, mas sendo povos marcados pelo racismo e a “inferioridade”. As cotas é um dos assuntos discutidos pela sociedade, pois este “privilégio” irá amenizar as desigualdades raciais ou ira [irá] reafirmar a tese racista de classificação entre as raças?
As cotas para o negro não é nada menos justo ou vantajoso, simplesmente pelo fato dos atrasos didáticos que eles tiveram, com isso irá amenizar a desigualdade, pois com o conhecimento adquirido no curso superior poderão ter uma vida e trabalhos mais dignos. E alem [além] de tudo o curso superior se tornara [tornará] mais acessível e em cosequencia [consequência] acabariam com vários problemas que a sociedade enfrenta Taís [enfrenta, tais] como: desigualdade negra social, acessibilidade ao conhecimento, influencia [influência] da cor branca nas universidades, melhores oportunidades aos brancos, posições inferior na sociedade. Com isso [Com isso,] deixando-os como povos inferiores, que é uma atitude racista.
Atualmente o ensino publico esta [público está] muito longe do esperado, com isso dificulta o acesso á faculdade para as pessoas que utilizam este setor. Uma grande porcentagem de quem usa esse meio são os negros, que com um mau ensino não tem um preparo necessário para o vestibular, prejudicando o acesso á [a]esse meio. Assim [Assim,] predominando os brancos nas universidades, abrigando de forma intensa as pessoas brancas influenciando suas ideologias e cultura, deixando os negros de lado. Com isso[Com isso,] fica a ideia de certa vantagem, isso de certa forma acaba entrando nas cabeças das pessoas, principalmente os brancos que já estão cursando, que eles são superiores pelo fato de entrar sem necessidade de cotas ou de outros meios mais “fáceis”.
Nos brasileiros[Nós, brasileiros,] devemos retirar da nossa mente a questão da superioridade, pois ninguém é melhor do que qualquer um. Outra realidade no país é as pessoas que tem [tem] uma condição financeira digna estão à [a] maioria em universidades publicas [públicas]. Pois tiveram um ensino melhor estão mais preparados do que os alunos da rede publica [pública] e isso explica tudo, portanto cabe ao governo investir mais no ensino publico [público,] priorizar as creches e escolas, torna [tornar] mais acessível o ensino de qualidade. E principalmente cada um de nós deixarmos o preconceito.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, contudo apresentou vastos problemas em relação à modalidade escrita. Faltou clareza e objetividade no encadeamento das ideias, melhor uso dos sinais de pontuação e uma melhor organização dos períodos a fim de evitar trechos longos e confusos.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |