Investimento social e o fim das cotas - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 04/07/2012

Status:

Corrigida
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O sistema de cotas, já implantado em outros países, muito antes do Brasil, se destina [destina-se]  a reparação de danos históricos, como no caso dos Estados Unidos à população negra. A responsabilidade histórica é um entre vários fatores que corroboram para essa tomada, mas faz grande estardalhaço por não contemplar todos os porquês e não oferecer mudanças efetivas.

É sabido por todos que a população negra, em várias partes do globo [globo,] sofreu e continua a sofrer grande preconceito, que se estende para além da cor da pele, mas também para a educação, a desigualdade de renda e a estabilidade, visto que a maioria da população negra vive em áreas marginalizadas, insalubres, com alto índice de violência e criminalidade.

Ao analisar os fatores de risco para as comunidades negras, vemos como deve ser difícil conciliar educação com o meio em que se vive, e como conseguir educação de qualidade nessas circunstâncias se torna um feito incrível.

A ampliação das cotas por si só não vai acabar com as desigualdades entre brancos e negros, mas de certa forma, por possibilitar maior acesso a [à] educação superior, pode sim amenizar as desigualdades sociais das raças. Porém, o problema da desigualdade continuará a existir, já que apenas um terço das vagas é oferecido por universidades públicas, ficando o restante a cargo de instituições particulares.

É necessário então que os governantes olhem a questão não como um reparo histórico, mas pela ótica da realidade presente, onde [em que] grupos que conhecidamente mais fragilizados não possuem a mínima estrutura para o seu desenvolvimento. Falta o básico para a comunidade negra e pobre, de comida, a luz [de comida à luz] e água.

Portanto, investir maciçamente nas áreas pobres do Brasil, respeitando suas populações e colaborando para o mínimo de estrutura é o que pode garantir que no futuro não se necessite de cotas, e [cotas e] somente o desempenho e esforço sejam valores de conquista nas universidades do país.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e se desenvolveu de forma clara. Contudo, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para validar sua tese e enriquecer sua argumentação.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente