As cotas raciais são um modelo de política afirmativa que visa amenizar as desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre as raças.Implantada pela primeira vez nos E.U.A, em 1960, com o intuito [intuito de] diminuir as desigualdades entre brancos e negros. No Brasil, o programa de cotas raciais foi iniciado em 2004 , na UnB e hoje [e, hoje,], segundo a Ong Educafro, é utilizado por mais de 180 instituições , facilitando a entrada de mais de 180 milhões de estudantes no ensino superior.
É fato lamentável que as cotas já prejudicaram milhões de estudantes que tiveram que ofertar suas vagas a cotistas, muitas vezes, com menor pontuação, qualificação e preparo.Isso ocasiona uma forma de aversão ao negro, associação de cotistas à falta de capacidade necessária para ingressar na universidade sem o amparo do governo e levanta a seguinte questão: Cotas raciais amenizam a desigualdade ou provocam discriminação e alimentam o ódio, criando um abismo entre as raças?
O STF considerou constitucional a política de cotas raciais, a decisão foi saudada como um avanço, mas não deixa de ser equivocada; [equivocada,] pois, as cotas raciais fazem sentido em países onde não ocorreu miscigenação cultural e as etnias continuam segregadas, não é o caso do Brasil, cuja característica predominante é a diversidade. Aqui, é [Aqui é] duvidosa e incoerente a tentativa de estabelecer padrões de "pureza racial", ocasionando confusões , como em 2004 , na UFMG, na qual entre dois gêmeos idênticos, um foi considerado negro e o outro não.
O âmago da questão consiste em definir se há justiça em tratar as pessoas de maneira desigual pelo tom da pele , através de cotas raciais que ignoram a ezistência [existência]de negros ricos e brancos pobres, utilizando um sistema que retalhe a deficiência na educação pública do Brasil ou se seria mais justo, na tentativa de minimizar as desigualdades entre as classes sociais, tratá-las desigualmente pela soma de fatores que limitam sua capacidade de competição .Pois, no Brasil , a desigualdade não é entre negros e brancos e sim , entre [e sim entre] ricos e pobres.
Comentários do corretor
Sua produção apresentou um projeto de texto definido que levantou argumentos coerentes em torno de sua posição sobre o tema. Muito bom! Contudo, não houve extrapolação do recorte temático nem mobilização de distintas vozes para chegar à excelência. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |