Em 1888 através da lei Áurea foi [Em 1888, através da Lei Áurea, foi] decretada de vez o fim da escravidão, onde [em que] os negros foram libertos dos maus tratos [maus-tratos] . Após a abolição, a vida dos negros brasileiros continuou muito difícil. O estado brasileiro não se preocupou em oferecer condições para que os ex-escravos pudessem ser integrados no mercado de trabalho formal e assalariados [e serem assalariados] . Com o passar do tempo, os negros foram alcançando mais espaço em meio social, atualmente, podemos citar as cotas raciais que beneficia o mesmo [o negro] para ingresso em um nível superior com mais facilidade e prioridade.
Com o crescente rompimento de impossibilidades em favor da igualdade social, vimos que um negro assume [assumiu] a Presidência dos Estados Unidos conhecido como Obama, a candidatura dele empolgou os negros, que formam cerca de 12% da população norte-americana.As cotas raciais que mais recentemente se revigorou no Brasil nas universidades federais, com certeza é marco importante na vida dos negros brasileiros.
Não se pode priorizar tanto uma causa justa, para beneficiar uma classe social esquecendo os direitos e deveres de todos, pois isso acaba concretizando que ainda existe uma diferença entre negros e brancos no quesito de oportunidades.O sistema de cota racial é importante sim, todavia a capacidade de ingresso juntamente com o nível de preparação é o que vale na hora da prova.
Diante disso, em uma sociedade contemporânea como esta, a vista do tempo da escravidão é possível avaliar que já mudou bastante para melhor, a qualidade de vida social dos negros. O sistema de cota irá amenizar situações de raça, classe social, e dentre outras que assim podem também serem quebradas, o que não se pode é, esquecer [é esquecer] a qualificação e preparação para adquirir essa tal vaga, e não ter como objetivo que essas vagas foram abertas porque são incapazes, mas sim como quebra de fronteiras da desigualdade social.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou a problemática imposta pelo tema. No entanto, faltou uma linguagem mais clara e precisa. Dessa forma, seja mais objetivo e cuidado com os períodos longos.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |