Reparação ou Injustiça? O olhar sobre o negro. - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 04/07/2012

Status:

Corrigida
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A questão racial no Brasil sempre foi um assunto delicado, uma ferida com o perigo iminente do toque e uma cicatriz que ainda continua aberta em meio a espinhosos debates na sociedade e nos meios acadêmicos. Com as cotas, pegando esse filão, não poderia ser diferente. Muitas opiniões são postas a fim de estabelecer um consenso a cerca [acerca] da melhor solução. Consenso este que se mostra de difícil alcance.

Os negros, a partir de 1888 [1888,] conseguiram a abolição, muito embora até bem pouco antes dessa data, aproximadamente 95% deles já se encontravam alforriados. Liberdade que se deu por um lento processo, etapas graduais até a lei áurea. A exploração do trabalho acabou, mas não o preconceito e o estigma do ser escravo que desde os tempos coloniais e imperiais associou pobreza a [à] cor da pele. Os ex-escravos saíram das senzalas das fazendas sem um projeto que os integrasse à sociedade na época.

Garantida pela Constituição brasileira, a isonomia dos povos mostra-se ainda muito presa na teoria, mesmo com o racismo sendo crime inafiançável e sem demonstrações rasgadas de intolerância como em muitos países em que segregação era um preceito legal na segunda metade do século XX, a exemplo dos Estados Unidos e África do Sul. As múltiplas cores do Brasil e a mestiçagem de Gilberto Freyre são celebradas sob um véu de situações revisitadas, vestidas com outra roupagem. Trocando em miúdos, não é preciso recorrer a elaboradas estatísticas para se saber que uma considerável parcela da comunidade negra continua com os piores salários e condições de vida. As cotas raciais se apresentam como uma porta de entrada para o jovem negro, o início de uma representação e até de questão de autoestima [autoestima, ] já que esse negro ainda não se vê em vários setores hoje em dia, como na mídia. É um primeiro passo cuja ampliação é louvável para outras minorias sociais como índios, brancos pobres e estudantes de escolas públicas no geral [no geral,] já que a educação está com sérias falhas estruturais.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto evidenciou sua capacidade de mobilizar conhecimento de mundo para tecer uma boa argumentação. Muito bom! Contudo, você poderia ter discutido mais acerca do Sistema de Cotas em si. No mais, cuidado com períodos longos!

 

Por que não aprimorar ainda mais sua escrita? Veja como tornar um texto coeso.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente