Há um consenso em torno da ideia de que a educação deve ser tratada como uma prioridade por nossos governantes. Entretanto, a decisão do STF dando legitimidade ás [às] cotas raciais, contribui [raciais contribui] para a inviabilidade de uma educação de qualidade, em detrimento de uma ação corretiva que parte do pressuposto que uns são, naturalmente, melhores que outros.
Um dos principais argumentos da implantação das ações afirmativas é uma dívida histórica que o pais têm [tem] com os negros e índios. Em contrapartida, as cotas tem [têm] prejudicado o ingresso de estudantes na universidade, que não tem [têm] culpa e nem existiam nos séculos passados. Além de que uma aproximação que visa reverter ás [as] injustiças ligadas à redistribuição, pode terminar criando injustiças em termos de reconhecimento, como a criação de “raças” e sua exclusão.
Nessa perspectiva, se as cotas são feitas por conta de uma dívida causada pela exploração e pela precária educação, por que então não investir na educação? Mas o governo parece ter outros planos com a implantação dessas ações. Primeiro, o Brasil não gasta um centavo com as cotas, apenas tira o direito de um (ricos) e passa para o outro (pobres e negros). Segundo, o Estado pretende esconder a deficiência da educação brasileira. E finalmente, beneficia-se com essa política criando uma imagem de governo populista.
Daí a importância da participação da população brasileira, pressionando o governo a ir contra a simplificação dos problemas econômicos e sociais que atinge principalmente os setores mais frágeis da nossa sociedade. Ademais, não precisamos de ações corretivas como as ações afirmativas, mas de realizações transformadoras que viabilizem uma educação igualitária e de qualidade.
Comentários do corretor
Seu texto fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema e soube defender seu posicionamento. Contudo, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força à sua abordagem sobre a problemática do recorte temático.
No mais, aprenda a utilizar Têm e Tem.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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