A Isonomia e não á discriminação e falta de moral - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 04/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE
         Hoje o estado do Rio de Janeiro têm mais de 1000 favelas, considerando o tráfico, a violência, a pobreza temos a idéia tanto que ridícula do nosso Governador Sérgio Cabral desse custo demasiado de 40 milhões para se construir muros em volta das favelas1.
          O governador do estado, em uma entrevista a um jornalista2, respondeu3 que a idéia partiu-se3 dele e afirma3 que o muro quer dizer "Ordem" (,) citando3 os outros muros da história mundial. Nessas histórias(,) o muro não teve4 seu papel nem um pouco possitivo, tanto que não resolve4 o problema atual do déficit habitacional, da desigualdade, da violência(,) entre outros problemas sociais.
           É nitida tamanha vergonha desse país de possuir governantes como este, o povo5 vota sem opção ou até mesmo por ignorância, enquanto o nosso suado dinheiro(que pagamos nossos impostos caríssimos) vai para o ralo, por conta de um político que está lá não por seu mérito intelectual que por sinal é notável o baixo nível e esperamos ainda que seja bem utilizado esse investimento, pois o estado tem como principais deveres garantir a sociedade saúde, educação, segurança, e onde encaixamos o muro aí?6
            Na realidade devia-se pensar na desigualdade e violência que transita nesses lugares, muros jamais vão resolver esse problema, e sim a Educação, deveriam (,)então(,) criar projetos sociais que estimula-se7 a consciêntização de todos, mas não só isso, é preciso interagir diretamente, dando instruções, trazendo esses moradores para dentro da sociedade e não bani-los ou discriminar como fazem o muro8.
          

Comentários do corretor


Olá, agradecemos por enviar sua redação! Vamos ver juntos algumas observações? Nosso intuito aqui é ajudá-lo a melhorar cada vez mais! Vamos lá!

Considerações:

1. Período confuso. Falta coerência, as ideias estão desconexas, não possuem continuidade.

2. Quando não puder citar nomes, prefira o sentido mais geral. Neste caso: em uma entrevista.

3. Observe a temporalidade verbal, que deve ser a mesma: respondeu, partiu, afirmou e citou.

4. Acontece o mesmo que no item 3: o verbo "ter" está no passado, logo, "resolver" também deveria estar: resolveu.

5. Use ponto final quando finalizar uma ideia, a fim de que outra se inicie.

6. Falta conexão e coerência textual, semelhante ao que ocorreu no item 1.

7. O pronome relativo "que" retoma o antecedente, ou seja, projetos sociais, que está no plural. Logo, o verbo deveria estar no plural também: estimulassem ou estimulariam.

Considerações adicionais:

As palavras ou letras sublinhadas foram escritas indevidamente. As vírgulas que estão entre parênteses e na cor vermelha deveriam ser inseridas. O título do texto deve ser mais simples e despertar a atenção do leitor!

Avaliação final:

Suas ideias estão muito confusas, precisam ser trabalhadas com mais calma e expostas de forma mais clara! Há períodos muito longos que expressam argumentos variados e às vezes sem conexão uns com outros.

Dica: Use rascunho para ajudá-lo(a) a estruturar melhor suas colocações. Coloque-se no lugar do leitor e analise seu texto omo se tivesse lendo-o em um jornal ou revista. Dessa forma, você terá olhos mais críticos e evitará parágrafos confusos!

Continue treinando! Sucesso para você e envie mais redações! Teremos prazer em ajudá-lo!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente