Salvando o pouco que nos resta - Banco de redações


Rio + 20 : Maquiagem Ambiental?

Enviada em: 22/05/2012

Status:

Corrigida
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No desespero de salvar o pouco que nos resta da fauna e flora, a ONU tenta resolver esse grande problema que aflige nosso país.
Grandes fabricas [fábricas] são construídas em lugares inadequados, esquecendo que precisamos da natureza .

São Paulo é o estado que possui mais fabricas do que flora, por esse desenvolvimento acelerado do meio urbano[vírgula] SP é considerado o país [estado]mais poluído do Brasil.

A taxa de doenças respiratória [respiratórias] aumenta a cada dia, mais de 40 % são crianças e idosos.

Sabendo que tudo isso ocorre um desequilíbrio ambiental.

Não adianta fazer uma coisa prejudicando outras, a ONU deveria ter um limite de “construção” para o meio urbano; daqui alguns dias não teremos mais fazendas ou reservas, temos que procurar meios de por em equilíbrio a natureza e o homem.
Universidades estão procurando fazer cruzamentos de plantas e animais, para que poção se [para poderem se] adaptar nos “ambientes de hoje”.
Não adianta falar que essas grandes construções são para o nosso beneficiamento; e a natureza nos beneficia em que [quê] ? Se o que ela nos beneficia [vírgula] o homem vem e destrói.

Hoje as frutas, os legumes e as verduras precisam de agrotóxico e fertilizantes para se desenvolver, porque são poucos os nutrientes que a terra oferece, devido a grande contaminação do solo.

E foi pensando nesses danos que a ONU realiza uma conferência para tentar resgatar o pouco que nos resta, e tentar beneficiar os dois lados, procurando desenvolver meios sustentável para o nosso uso.

Vamos mostrar o que temos de melhor para restaurar o nosso planeta.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto não atendeu as expectativas geradas pela proposta, uma vez que praticamente não discutiu em torno das expectativas sobre a realização da Rio + 20, além de pouco ter falado sobre as responsabilidades do Brasil como país-sede. Sua argumentação também está muito vinculada ao senso comum e não foi o suficiente para validar sua posição. No mais, organize seu projeto de texto, estruture-o em parágrafos e evite deixar frases soltas.

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 0.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente