Em junho [vírgula] nos dias 13 a 22 de 2012 [vírgula] acontecerá no Brasil, no estado do Rio de Janeiro [vírgula] o [a] Rio + 20, uma conferência criada pelo Luiz Inácio Lula da Silva e organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento que irá reunir vários líderes do mundo para discutir sobre um país melhor para se viver.
Serão governos, líderes do estado e representantes de vários setores da ONU, com o objetivo de fazer uma retrospectiva do que já foi feito nas últimas décadas e debater novas idéias [ideias]e soluções para o melhoramento sustentável, como tentar recuperar os estragos já feito [feitos] , por exemplo, as campanhas para o reflorestamento.
Porém [vírgula]a responsabilidade não é apenas dos governantes, mas nossa também. Se pensarmos, o tempo que demoramos para tomar banho, escovar os dentes,escolher o meio de transporte,destruir comidas,derrubar uma árvore ou simplesmente desmatar uma floresta ilegal, são essas as atitudes que afetam o nosso planeta e a nossa vida, porém não são muitas pessoas que percebem isso.
Se todos tiverem a conscientização de ajudar, estaríamos melhorando o mundo, como na diminuição da poluição, mais reflorestamentos, criação de coisas que não poderia [poderiam] poluir como as sacolas ecológicas, as reduções de águas desnecessárias e também ajudar as pessoas que necessitam de comida e abrigo, com certeza nós vamos viver em um país com menos desigualdades, melhor e mais tranqüilo.
A Rio + 20 tem esse nome devido acontecer no Rio de Janeiro e estar acontecendo vinte anos depois da Eco92, uma conferencia [conferência] internacional e organizada pelo a ONU também. É um investimento muito grande que poderia estar ajudando a outras coisas, como na saúde, a educação, transporte e outros, porém esse evento está promovendo grandes investimentos sustentáveis e com novas idéias e que poderá ajudar todo o mundo.
Comentários do corretor
Você apresentou questões que retrataram o tema, porém não estabeleceu uma linha argumentativa plausível que estabelecesse uma boa reflexão sobre o recorte temático. Amplie seus argumentos, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Vá além do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |