Um mundo sustentável. Com este objetivo a Eco 92 foi realizada. E agora, 20 anos depois, a Rio +20 acontecerá no Brasil com o mesmo objetivo.Ao analisar o que foi feito em prol do planeta desde a Rio 92,é possível perceber que nenhum país está disposto a abrir mão de seu desenvolvimento econômico em favor da Terra e das gerações futuras.
Muitos compromissos foram estabelecidos na conferência de 92, como a agenda 21 [O Agenda 21], que tinha como intuito promover o crescimento econômico, sustentável e igualitário entre os países .Para isso, os países desenvolvidos deveriam mudar seu modelo econômico e ajudar no desenvolvimento dos países mais pobres. Porém, essa meta não foi alcançada. Não houve nenhum crescimento, somente o dos gases causadores do efeito estufa.
Outra medida tomada para garantir o bem estar das gerações futuras foi o protocolo de Kyoto, criado no final dos anos 90. Onde mais uma vez, somente os países ricos foram obrigados a abrir mão de seu desenvolvimento, tendo que reduzir as emissões dos gases poluentes. Os países pobres e em desenvolvimento ficaram isentos da redução, o que fez com que as potências mundiais não assinassem o protocolo.
Nem mesmo o país sede [país-sede] das conferências adotou de fato uma economia sustentável. Faltando menos de 1 mês para a Rio+20 [vírgula] a presidente[do Brasil] tem poucos dias para aprovar ou vetar o Novo código Florestal, que vai contra a ideia de preservação do meio ambiente.A construção da hidrelétrica de Belo Monte reforça o descaso do Brasil com a natureza.
A conferência das Nações Unidas desse ano reunirá centenas de países que realmente querem criar um mundo sustentável. Porém, os Estados, a maioria desenvolvidos, prezam mais o seu desenvolvimento econômico em detrimento das futuras gerações. Então, a Rio+20 e qualquer outra conferência realizada, não terá [sem vírgula] valor se esse pensamento continuar a existir nos países desenvolvidos.
Comentários do corretor
Você fez colocações pertinentes e soube mobilizar argumentos em prol do seu posicionamento. Entretanto, para chegar à excelência total é preciso mobilizar diferentes vozes, realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos e explorar as diversas possibilidade de ideias que o tema favorece. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |