O Rio +20 é uma conferência das Nações Unidas que visa o [ao] desenvolvimento sustentável no mundo. É o momento oportuno para buscar práticas para solucionar a problemática socioambiental. Mas as condições do nosso planeta não são nada agradáveis. De acordo com o relatório Living Planet, se a demanda de recursos naturais aumentarem [vírgula] precisará [precisaremos] de três planetas ate [até] 2050.
Em 1992, foi realizada também aqui no Brasil, uma conferência que reuniu países para tratar do mesmo assunto. Tal reunião conseguiu que os países participantes assinassem um acordo, o protocolo de Kyoto, onde comprometiam miminizar a emissão de gases causadores do aquecimento global. Mas de acordo com a Revista VEJA, as condições do planeta pioraram mesmo com o acordo tratado no Rio 92, não só em relação à emissão de gases poluentes, mais [mas] a questão da água, desmatamento, crise nos alimentos, e recursos naturais.
Umas das questões não abordadas no Rio 92 foi o problema do desmatamento florestal. Hoje [vírgula] cerca de 3 milhões de metros quadrados de vegetação foram perdidos, mas essa situação esta [está] se revertendo, o desmatamento tem caído nas ultimas décadas e países participantes estão acreditando que até 2050 a degradação ambiental vai diminuir severamente. Outra questão é em relação aos biocombustíveis. O Brasil apesar de ser a sede dessa conferência, utiliza uma prática nada favorável para o planeta, no caso a utilização de biocombustíveis. O Brasil investe em biocombustíveis, mais [mas] não mostra na realidade a degradação do solo que é causada na extração das matérias-primas para a fabricação dos mesmos.
A conscientização é ponto inicial para o cuidado do nosso planeta. Impor leis para a sustentabilidade como a penalização por destratar algum recurso natural, ou ajudar na destruição de algum recurso, ajudaria a revigorar a conscientização e seria uma saída eficaz para um bom desenvolvimento socioambiental.
Comentários do corretor
Você levantou boas questões para realizar sua abordagem em torno do tema proposto. Parabéns! No entanto, para chegar à excelência total é preciso mobilizar diferentes vozes e realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.)
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |