Em junho de 2012 [vírgula] o Rio de Janeiro sediará uma grande conferência , a Rio + 20 . O país [vírgula] juntamente com a ONU ,contará com a presença de representantes de 193 países , todos com intuito de discutir problemas ambientais . Mas o que podemos esperar dessa conferência , melhorias ou hipocrisia ? O Rio + 20 acontecerá entre 20 e 22 de junho e será baseado em dois temas chave [vírgula] “ A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradiação da pobreza ”e “ Governança internacional para o desenvolvimento sustentável histórico ” . Começa então a surgi [surgir] a partir daí as nossas dúvidas . As autoridades estariam mesmo preocupadas com a sustentabilidade ou estão apenas sendo hipócritas ? Suponha-se que seja hipocrisia mesmo , se preocupassem de verdade , as coisas não teriam tomado o rumo que hoje possuem , a decadência ecológica é enorme , inclusive aqui no Brasil : como por exemplo em Angra Dos Reis , existe usinas nucleares que trazem enorme risco a [à] população , sendo que o país é de clima tropical [e] poderia extrair do sol energia elétrica , e assim não haveria perigo à sociedade . Outro grande exemplo é a destruição da floresta Amazônia , são 8 milhões de hectares destruídos , por ano e o pior , os culpados ficam sem serem punidos ou até mesmo descobertos . Enfim , percebesse a devoção fingida das autoridades . Não devemos esperas ações dos nossos superiores , cada um deve fazer a sua parte ,a mudança deve partir de nós mesmos, talvez assim a situação mude [e] o planeta se torne mais sustentável e a natureza passe a ter o valor que de fato, ela merece .
Comentários do corretor
Você fez colocações pertinentes em torno do tema, porém organize seu projeto de texto. Estruture sua produção em parágrafos a fim de obedecer à estrutura dissertativa. Além disso, procure ir além da superficialidade ao realizar uma abordagem ampla das diversas possibilidades de ideias que o tema favorece. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |