Ações realmente rentáveis? - Banco de redações


Rio + 20 : Maquiagem Ambiental?

Enviada em: 19/05/2012

Status:

Corrigida
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A conferência sobre desenvolvimento sustentável, organizada pela ONU, traz diferentes questionamentos. Entre esses, se a Rio + 20 realmente trará esse efeito positivo esperado pelas diversas pessoas de diferentes nacionalidades e culturas, em especial o Brasil, sede do evento.

Com a presença de mais de 190 chefes de estado, a Rio+20 terá como objetivo tornar o mundo mais sustentável, apontando os problemas e sugerindo as soluções. Pessoas comuns, de diferentes lugares, participarão, dentre os quais muitos blogueiros estarão presentes. As intenções da conferência são ótimas, mas provavelmente os benefícios sociais, econômicos e ecológicos não serão tão bons como o esperado. Assim como aconteceu no século XX, iniciativas como essa foram apresentadas, exemplo vivo disso foi a ECO 92 e o protocolo de Kyoto, que, ao invés de diminuir os problemas, os anos seguintes foram os de maiores emissões de gases poluentes na atmosfera.

O Brasil, sem dúvida alguma, ficará mais bem reconhecido no resto do planeta, porém, todo esse investimento de mais de R$ 400 milhões que estão fazendo em uma só conferência, poderia [sem vírgula] muito bem ser injetado nas escolas, em especial as públicas, aprimorando o conhecimento dos jovens do país, que são o futuro do mesmo. Um ensino melhor, é bem [sem vírgula] mais rentável que uma conferência de poucos dias.

Diante do que foi observado, nota-se que, para obtermos [sem vírgula] resultados grandiosos nesse tipo de evento, seria necessário realizar em diversas localidades e frequentemente, evitando assim o desinteresse das pessoas. Temos que investir mais em educação direta. Um país bem educado torna desnecessário esses tipos de gastos exorbitantes investidos em ações onde nem todos podem comparecer.

Comentários do corretor


Você apresentou boas ideias em torno do tema. No entanto, retire seu texto da superficialidade e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente