Muitas ideias e poucas práticas - Banco de redações


Rio + 20 : Maquiagem Ambiental?

Enviada em: 18/05/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O mundo corriqueiro está sendo exposto a vários impactos ambientais causados pela ação antropíca, muitas nações – principalmente as desenvolvidas- estão tentando converter essa situação. O eco 92 [Eco-92] foi criada para esse fim, e agora e o rio + 20 surge para uma nova solução com a mesma finalidade.

O rio + 20 é o reflexo do eco 92. A conferência de 92 teve como objetivo a biodiversidade e as mudanças climáticas, mas como o crescimento de novas tecnologias e desenvolvimentos isso não foi possível e houve aumento dos problemas ambientais e principalmente climáticos. O eco 92 não teve muito progresso acerca do que foi proposto e agora há uma nova perspectiva com o rio + 20.

Um dos principais assuntos dessa nova conferência e [é] o desenvolvimento sustentável que visa à preservação dos recursos naturais e mante-los [mantê-los] para as gerações futuras. Mas como o mundo caminha tentando chegar aos grandes padrões tecnológicos, as soluções que são necessárias talvez deveram [deverão] ficar em segundo plano [vírgula] como geralmente acontece.

Outro fato é o protocolo de Kyoto – resultado do eco 92- que também visava os problemas ambientais com o principal objetivo de fazer as grandes potências diminuírem com a produção de gases poluentes, mas também não obteve sucesso pelos modelos de produção desses países.

Com toda essa situação que teve como finalidade prevenir o meio ambiente dos agentes poluente, o Rio + 20 tem uma grande probabilidade de não ser como todos esperam, pelo fato de ter ocorrido vários outros tipos de tentativas e todas serem falias [falhas] . O rio + 20 pode se dar a ótimas teorias para pouca prática.

Comentários do corretor


Você apresentou questões pertinentes em torno do tema. No entanto, procure mobilizar fatos, exemplificações, realize análises e contraposições, recorra a retrospetivas históricas a fim de retirar sua análise da superficialidade e comprovar sua tese. Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente