Desenvolvimento sustentável é um dos temas mais discutidos pelas nações mundiais: é necessário aliar o progresso à preservação da natureza para não haver problemas futuros decorrentes dessa falta de coesão. Para tentar solucionar tal desafio, são realizadas conferências envolvendo países que protagonizam esse cenário, propondo medidas eficazes.
O Rio+20 será o mais recente evento que abortará esse tema, sediado no Brasil. O uso de hidrelétricas para a produção de energia renovável é uma das sugestões apresentadas para a discussão. Inicialmente, essa proposta aparece como uma solução viável, visto que não provocará a emissão de gases poluentes; em contrapartida, haverá a expulsão de comunidades ribeirinhas e mais desequilíbrios ambientais na fauna e flora locais, causados pelo assoreamento dos rios. Resolver um problema e criar outro não é o que se pretende.
Mesmo se as medidas forem feitas corretamente, o Estado deve se comprometer a realizá-las, com o auxílio da população. O agronegócio move a economia mundial, e tal atividade é baseada na exploração dos recursos naturais. Os maiores produtores são, ironicamente, os que decidem as propostas de desenvolvimento sustentável. Para eles, é [sem vírgula] mais conveniente o aumento do lucro em detrimento das alternativas de proteção ambiental. As leis, dessa forma, passam a perder sua validade.
A natureza precisa ser pensada como prioridade, visto que seu esgotamento afetará tanto a saúde quanto a economia da população. A relação harmoniosa entre o homem e o meio ambiente só se dará com o comprometimento da sociedade, ao propor medidas que realmente promovam a preservação, mesmo que tais alternativas se contraponham aos interesses particulares de alguns.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto está claro e bem escrito, no entanto, seu texto fez uma abordagem superficial da questão. Procure ampliar seus argumentos e ideias a fim de melhor explorar as possibilidades de questões que o recorte temático favorece. Além disso, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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