Em junho de 2012, o Brasil será sede de uma importante conferência ambiental da organização das nações unidas (ONU). Nomeada como Rio+20, a conferência realizada no estado do Rio de Janeiro [vírgula] reunindo os 193 países que fazem parte da ONU [vírgula]terá o objetivo de discutir e procurar soluções para diversos temas ligados a problemas ambientais.
Exatos 20 anos após a primeira conferência realizada também no Brasil, a Eco92, a ONU faz um balanço de tudo o que foi feito nessas duas décadas , vem discutir e buscar soluções para recuperar ou ao menos frear os estragos causados por nós no planeta.
No entanto [vírgula] a escolha de nosso país para sediar uma conferência de tamanho impacto vem gerando polêmica. Seriamos [Seríamos] mesmo capazes de frear as conseqüências [consequências] de nossos próprios atos? Somos um país verde e politicamente correto a ponto de sermos exemplo? Estamos modificando nossas idéias para termos um país mais saudável? Perguntas simples e perceptíveis no nosso cotidiano.
O Brasil, já não [sem vírgula] pode mais ser de ser chamado de país verde e amarelo, um belo exemplo disso é a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, o Brasil propositalmente pensa em sua economia, na geração de novos empregos e na energia gerada para suprir mais do que a demanda do país, entretanto não vem dando ênfase ao meio em que a usina será gerada , na fauna e flora que será afetada, nas cidades que podem ser alagadas pela vazão do rio ou mesmo na população ribeirinha que perde a sua maior fonte de sustento e pode ser obrigada a deixar o seu lugar de origem.
O País onde se sedia uma conferencia [conferência] como essa, teria [sem vírgula] pelo menos que estar em coerência com tema debatido, isto é, o Brasil precisaria ser um pais [país] que busca por maneiras enriquecer o lado sócio-ambiental, mas que não deixasse de lado o lado sócio-econômico. Mas, isso não é uma questão a ser debatida e fixada somente no governo, se queremos que o Brasil mude, comecemos então, com a nossa própria mudança, atitudes como fechar a torneira ao escovar os dentes, ou mesmo desligar o chuveiro enquanto tomamos banho, já são um bom começo. Pense em atitudes que você pode fazer para melhorar o planeta, e o mais importante, comece a colocar-las em prática.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto apresentou questões que retrataram o tema. Atente-se, no entanto, às regras de uso da vírgula a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu projeto de texto. Além disso, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu texto. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |