Após o Eco92 [Eco -92] , acontecimento destinado à sustentabilidade do planeta, mais uma vez o Brasil tomará à frente dessa causa no Rio +20. Depois de se passarem vinte anos. Esse movimento reuni [reune] milhares de representantes de várias partes do mundo, para por em pauta o futuro do planeta em relação ao Meio Ambiente. Mas será que a ONU (Organização das Nações Unidas) está desempenhando esse papel de forma a preparar o mundo para as gerações futuras? E como as pessoas tomam consciência em relação a essa causa sustentável?
Uma coisa é certa, nosso planeta clama por socorro, necessitando urgentemente de atenção por parte principalmente dos “poderosos”. Ao invés dos “poderosos” estarem empregando o dinheiro da população em prol de si próprios, deveriam voltarem o olhar para o meio ambiente, a fim de empregarem esses recursos em melhorias sustentáveis para toda a população.
Está a prova [à prova] a mata Amazônica que vem frequentemente sofrendo agressões por parte de pessoas que não estão nem aí se amanhã haverá “oxigênio” suficiente para todos respirarem. Sem contar que, o número [sem vírgula] de árvores derrubadas pela ação do homem vem crescendo de forma apavorante, podendo levar uma das maiores cadeias de fauna do mundo ao extermínio total. Antes de mais nada [vírgula] as pessoas deveriam se conscientizarem e deixarem de serem menos egoístas, adotando medidas simples para a preservação do meio natural, tais como: economizar água ao tomar banho, escovar os dentes, lavar a calçada; reduzir o consumo de energia; ou até mesmo não jogarem um simples papel nas ruas.
Portanto, são medidas como essas que libertarão as pessoas de possíveis ações de defesa por parte da natureza. Vale ressaltar que: enchentes, terremotos, erosões e tsunamis não mandam recado.
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideias em torno do tema, no entanto faltou senso crítica ao analisar a problemática imposta. Dessa forma, procure ir além do senso comum ao estabelecer uma linha argumentativa consistente que melhor explore as possibilidades de ideias que o tema favorece. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |