Divisão Social - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 04/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os muros ao redor das favelas do Rio de Janeiro, é o retrato da discriminação social que assolam1 o pais. Bairros nobre estam cercado2 por pessoas simples que enfrentam todos os dias a guerra do tráfico, a vergonha da fome e a falta de emprego.

Às pessoas que ali mora1 já sofrem demais com a discriminação nas ruas, escolas e meio social ,*muros nunca e jamais3 beneficiou1 para melhoria de um povo, e  muito mesmo presevação4 do meio ambiente que vive ,* essa é mais uma desculpa que as grandes Construtoras inventaram para não desvalorizarem sem imovéis luxo que estam no meio do fogo cruzados das favelas .

Esse dinheiro investido5 em separar o luxo do lixo,sim6 porque esses seres humanos estam sendo tratados com lixo, sem nenhum valor .As pessoas esquecem que o ser humano tem direito a camida e moradia.   Certamente seria melhor aproveitado se fosse usado para melhoria de vida dessas pessoas que não tem culpa de morarem nessas areás , pessoas que só querem viver com dignidade e sofrem todos os dias com seus filhos que acabam no meio de tráficantes e prostituição infantil7 , isso é quando não morrem por bala perdida.São pessoas desesperançadas,que buscam uma resposta para tanta miséria e desamparo.

É necessário que os governos tomem uma posição , a favor desse povo que esta cansado de sofrer, é torne melhor a qualidade de vida desses seres humanos que votam e elegem seus candidatos na esperança de amparo é igualdade entre todos .Dando-lhe8 um lugar  digno para morar, e salario suficiente para suas necessidades básicas, *educação(,) saúde e alimentação ,* é uma vergonha gasta-se9 tanto dinheiro , para separação de ricos e pobres . Somos todos iguais mediante as leis , temos todos os mesmo direito10 e deveres diante da sociedade.

Comentários do corretor


Olá, agradecemos por enviar sua redação! Vamos ver juntos algumas observações? Nosso intuito aqui é ajudá-lo a melhorar cada vez mais! Vamos lá!

Considerações:

1. Falta concordância verbal em suas orações. Observe sempre quem é o sujeito e verifique se o mesmo está no singular ou plural: ..é o retrato da discriminação social que assola....; As pessoas que ali moram...; ....muros nunca beneficiaram....

2. Outra coisa é a concordância nominal: os modificadores do substantivo devem estar em concordância: Bairros nobres estão cercados. Outra observação é o verbo estar, escreve-se: "estão" e não "estam".

3. Termos redundantes: ou você usa "nunca" ou "jamais".

4. Quem beneficia, beneficia a e não para: beneficiou a melhoria e muito menos a preservação...

5. Que dinheiro? É necessário que você tenha falado sobre isso antes...mas como isso não ocorre, não escreva "esse" e sim "o": O dinheiro investido nesse projeto....

6. A oração dá ideia de continuidade. No entanto, apresenta novo argumento em seguida. Sempre finalize uma ideia para iniciar outra ou então faça uso de parênteses para explicar algum termo. Veja: O dinheiro investido para separar o luxo do lixo (que é como esses seres humanos estão sendo tratados) deveria ser empregado na melhoria das favelas.

7. Falta preposição "de": no meio de traficantes e da prostituição infantil. No entanto, mesmo corrigido, o trecho está sem lógica, pois não se pode afirmar que a população está no meio do tráfico e da prostituição, prefira dizer: Em meio a traficantes e envoltos pela prostituição infantil.

8. Dando-lhes, pois refere-se aos moradores (plural)

9. Emprego errado do verbo: gastar-se ou gastar

10. Os mesmos direitos: plural

Considerações adicionais:

As palavras sublinhadas são termos que foram digitados erroneamente ou estão empregados de forma indevida. As vírgulas em roxo, seguidas de asterisco devem ser substituídas por pontos. As que estão de vermelho, são desnecessárias. E a que está de marrom é significa que deve ser inserida.

Avaliação final:

Há falta de coesão textua, ou seja, as ideias estão desconexas em vários trechos. Além disso, a concordância verbal e nominal não estão sendo feitas devidamente. É interessante que o escritor releia sempre seu texto e analise-o como um leitor faria! Por isso, sempre se coloque no lugar do destinatário! Assim , você evitará problemas de erros gramaticais e os apontados acima. Você tem bons argumentos, falta estruturá-los melhor!

Use rascunho para ajudá-lo(a) a estruturar melhor suas colocações.

Continue treinando! Sucesso para você e envie mais redações! Teremos prazer em ajudá-lo!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente