O evento Rio +20 será a conferência de conciliação de egos econômicos. Como em qualquer outra situação que envolva trabalho em grupo [vírgula] o desafio é chegar ao senso comum de opiniões, nas quais, não [as quais não] interfiram na hierarquia dos envolvidos, o que não é diferente no Rio+20.
Todos os países sabem da importância do meio ambiente, principalmente por ser o alicerce da economia, todos tem [têm] consciência e querem preserva-lo [preservá-lo], desde que não interfira na continuidade do crescimento econômico, temos como exemplo a Agenda 21 [ vírgula] que não alcançou as metas esperadas porque os países desenvolvidos não quiseram abrir mão do status de país desenvolvido e nem espaço para os países em desenvolvimento os alcançarem e o Protocolo de Kyoto que pelas mesmas razões nem chegou a ser ratificado.
Na pauta da conferência estão os seguintes itens a serem discutidos: sociedade, economia, meio ambiente, pobreza, fome e crise econômica mundial; de acordo com o esperado o assunto principal será o meio ambiente, porém falar do meio ambiente é falar de economia é falar em bilhões de dólares investidos em um futuro distante e não lucrativo para o presente. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE) investir no meio ambiente fora dos padrões tradicionais custaria trilhões de dólares a mais, ou seja, custa caro mas por outro lado pesquisas mostram que a longo prazo será lucrativo para as empresas investir em tecnologia pensando no meio ambiente.
Manter uma conferencia [conferência] que envolve 193 países com uma crise econômica mundial e países em desenvolvimento nítido [vírgula~como o Brasil e sem metas obrigatórias com o meio ambiente como os países desenvolvidos será difícil conciliar e ter soluções concretas onde a preocupação principal será manter os egos econômicos.
Comentários do corretor
Você apresentou questões pertinenentes em torno da problemática imposta. No entanto, faltaram fatos e exemplificações concretas para dar força a sua argumentação e enriquecer seu projeto de texto. Vá além das questões já discutidas na coletânea!
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |