Nos últimos meses [vírgula] há uma intensa divulgação e expectativa ante o evento chamado Rio + 20. A reunião da ONU [vírgula] que será sediada no Brasil [vírgula] possui como objetivos discutir e definir ações desenvolvimentistas sustentáveis. Será que o Brasil possui mérito para receber um evento que mostrará a todos os erros do país?
Ao longo dos séculos, o Brasil se desenvolveu gradativamente. Os ciclos da cana de açúcar, do minério, do café e da borracha, tinham [sem vírgula] objetivos estritamente econômicos, e, já nessa época [vírgula] a natureza sofria com desmates, queimas e exploração do solo. Nos dias de hoje [vírgula] não há tantas mudanças, só é perceptível que o ser humano atingiu um limite.
Ademais, os projetos ambientais em pauta no Brasil possuem vários “furos”. O código florestal define áreas a serem reflorestadas e punições a quem desrespeitar as novas regras. Mas os limites são tão mínimos e as punições tão brandas que não haverá resultados satisfatórios.
Atualmente, o país encontra-se entre as 10 maiores economias do mundo. Há propostas para um desenvolvimento por vias alternativas, mas que analisadas, mostram que ainda há agressões ao meio ambiente. A Rio+20 não deve ser usada como um troféu pelo governo, como se tudo estará solucionado agora. Devem-se propor soluções viáveis, e não ideias fantasiosas para que se possa realmente pô-las em ação.
Comentários do corretor
Você desenvolveu um projeto de texto claro e bem escrito, que fez colocações muito pertinentes em torno da problemática imposta. Parabéns! No entanto, para chegar à excelência e ir além da abordagem superficial é preciso mobilizar diferentes vozes, realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentos, extrapolar o que já foi discutido na coletânea e explorar as diversas possibilidades de ideias que o tema favorece. No mais, atente-se às regras de uso da vírgula.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |