Em junho deste ano será realizado o “Rio + 20”, um encontro de vários países, etnias e tribos, com o objetivo de discutir o desenvolvimento da economia, amenização da pobreza e fome no mundo, com projetos não prejudiciais ao meio ambiente. O clima é de muita esperança, com ideias e discussões que só tem a incluir melhorias na sociedade.
Esse movimento pretende retomar questões levadas em pauta no “ECO-92”, como a redução dos gases causadores do efeito estufa, que embasou o protocolo de Kyoto; controle de substâncias químicas para melhor qualidade do ar e da água; transportes alternativos; redução de desperdícios, por meio da reciclagem de materiais; energia limpa, através de usinas hidrelétricas e pesquisas com biocombustíveis.
Junto desse histórico positivo, cria-se uma expectativa, que medidas semelhantes às citadas acima possam ser introduzidas na sociedade, com a diferença de um grau de tecnologia e informação mais elevado, vinte anos após o “ECO-92”.
Fatores muito interessantes do “Rio + 20” são: ONGs poderão fiscalizar tudo o que ocorre durante o evento e qualquer pessoa pode enviar suas propostas por meio de imagens que demonstrem problemas sociais, assim as questões a serem debatidas atingem um patamar mais abrangente.
Levando em consideração as consequências de eventos semelhantes no passado, é de se esperar que esse, o qual promete ser o de maior magnitude até o momento, marque uma nova era sobre o desenvolvimento sustentável, tendo como prioridade o bem estar do próximo, a qualidade de vida e um equilíbrio entre sociedade, economia e meio ambiente.
Comentários do corretor
Você apresentou questões pertinentes. Todavia, faltou senso crítico ao analisar as expectativas em torno da Rio + 20 e as implicações do Brasil como país-sede do evente. Vá além do senso comum e melhor explore as possibilidades de ideias que o tema favorece.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |