E diga o verde-louro desta flâmula - Banco de redações


Rio + 20 : Maquiagem Ambiental?

Enviada em: 13/05/2012

Status:

Corrigida
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Em junho deste ano, o Brasil sediará mais um evento da ONU, é a Rio + 20, uma conferência para se discutir as questões ambientais e lançar propostas que atendam a chamada economia verde. De início, o evento apresenta-se de forma positiva. O problema é que a questão ambiental, apesar de urgente, ainda está permeada de hipocrisia e discursos vagos.

O Brasil, ainda que protagonista, contradiz seus pontos de defesa a sua atuação interna. Alguns exemplos “nada verdes” são a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, a usina nuclear Angra 3, o novo código florestal, a transposição do Rio São Francisco, dentre outros. Esses exemplos deixam claro que o meio ambiente continua sendo visto como meio de exploração e geração de dinheiro, e que a maioria das medidas que entram em evidência na resolução dos problemas ambientais servem apenas para maquiar esse jogo de interesses.

Das questões que serão apresentadas como “verdes” na Rio + 20 são a produção de energia a partir de usinas hidrelétricas e os biocombustíveis como à opção [como opção] à gasolina. O problema é que,por um lado, a produção de etanol se baseia no uso de monocultura, na contaminação dos solos e das águas. Por outro lado, a construção de usinas favorece as grandes empreiteiras, impactando enormemente o meio ambiente e social.

Muitos temem que o Rio de Janeiro seja palco de mais um teatro, em que líderes de Estado e corporações se eximam de suas responsabilidades. Apesar de tudo, é evidente que a sociedade está mais ciente que os recursos naturais não são eternos e que se sabe que é possível a construção de práticas mais efetivas na preservação do meio ambiente.

Comentários do corretor


Você desenvolveu um projeto de texto claro e preciso, que fez colocações muito pertinentes em torno da problemática imposta. No entanto, não houve extrapolação do que já havia sido discutido pela coletânea. Dessa forma, para validar sua posição fuja do óbvio e estabeleça uma linha argumentativa plausível que evidencia autoria e criticidade.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente