A RIO + 20, tem [sem vírgula] sua eficácia colocada em prova, vendo que as medidas e propostas que lá serão colocadas poderão ser ou não utilizadas e levadas em consideração. Um grande exemplo é o caso do próprio país sede [país-sede] [vírgula]o Brasil, que defende idéias [ideias] que na verdade não cumpre.
Uma conferência é um momento sério, em que devem ser discutidas propostas e temas ligados aos seus objetivos, a RIO + 20, tem [sem vírgula] por objetivo propor soluções aos problemas ambientais, mas na prática não é bem assim que funciona. Grandes discursos e abordagens às mais diferentes questões são oferecidos e aclamadas, mas o estranho é que mesmo as idéias sendo de grande valia [vírgula] elas não são postas em prática, ficam só no papel ou na própria palavra, é prometer e não cumprir. A exposição de sediar uma conferência desse porte e de um tema como esse é imensa, e as responsabilidades também, de que adiante ser praticamente o anfitrião, se as suas próprias palavras emocionam a quem escute, mas não são cumpridas. [cumpridas ?] A RIO + 20 talvez seja o momento de maquiar decisões erradas para que pareçam certas, ou de embelezar um sistema que está corrompido.
Tendo como base o próprio país sede e suas ações, as propostas levantadas em conferências anteriores como a COP-15, vemos um problema que se repete, palavras bonitas e emociantes sem nenhum valor. Vendo a seriedade desse evento, e as normas nele estabelecidas, fica difícil confiar que algo com esse porte, poderá [sem vírgula] sair alguma solução que seja realmente colocada em prática.
Comentários do corretor
Você apresentou questões pertinentes em torno da problemática imposta. Porém, realizou uma abordagem simplista e superficial. Amplie seus argumentos, mobilize fatos e exemplificações concretras para comprovar sua tese e enriquecer sua produção. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |