O desenvolvimento econômico pleno é inerente à degradação ambiental. Contudo, a adoção de políticas ambientais propicia o desenvolvimento sustentável. A Rio+20, Conferência Mundial que discute [discutirá] as diretrizes do desenvolvimento sustentável, entretanto, reforça [reforçará] a dualidade do ambientalismo brasileiro.
Os biocombustíveis e as hidrelétricas integram a política verde do Brasil. Mas, se por um lado os biocombustíveis diminuem a emissão de poluentes, por outro, incentivam a monocultura e a expansão agrária. Em decorrência, intensifica o desmatamento, o uso de agrotóxicos e agrava a poluição do solo e das águas. Além disso, a construção de uma hidrelétrica prevista no rio Xingu, causaria danos irreversíveis na biodiversidade local.
Mesmo ao sediar a Rio+20, a participação brasileira torna-se apenas simbólica, uma vez que adota práticas contrárias à sustentabilidade. O novo código florestal, por exemplo, deixa lacunas favoráveis ao desmatamento. A construção de usina nuclear Angra III, mesmo que emita menos poluentes é um empreendimento de alto risco, visto que países desenvolvidos como Alemanha e Japão estão desativando-as. Ademais, o Brasil enfrenta problemas com o depósito de lixo urbano, já que pouco incentiva a reciclagem e não consegue frear a contaminação dos rios por esgotos.
Portanto, a Rio+20 promove apenas a retórica vazia. Todavia, para que haja desenvolvimento sustentável é necessário o investimento em energia eólica e solar, campanhas eficientes de reciclagem, projetos para tratamento de esgoto e a recuperação de terras abandonadas. Desta maneira, é possível conciliar crescimento econômico com preservação ambiental mediante políticas verdes focadas e sem efeitos colaterais.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto está claro e bem escrito, além de ter feito considerações pertinentes em torno da problemática imposta. No entanto, para chegar à excelência total é preciso mobilzar diferentes vozes, realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos e extrapolar o que já foi discutido e proposto pela coletânea.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |