O Rio de Janeiro, sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, estará promovendo a Rio+20 - um evento não tão popular e divulgado como os outros eventos. O Estado, que enfrenta vários problemas de segurança e transporte, prepara-se para a Rio+20.
Com o sucesso da ECO92, a ONU promoverá no Rio de Janeiro a Rio+20. No entanto, depara-se com inúmeras problemáticas para um bom desempenho desse evento: estrutura do Estado. Além dos problemas na segurança e no transporte, o Rio não possui alojamentos suficientes para todos os participantes do encontro. A problematização do evento começa com a acomodação.
Espera-se que, após 20 anos do primeiro encontro para um desenvolvimento sustentável, ideias inovadoras sejam apresentadas. Entretanto, não é o que ocorre: apresentação dos mesmos problemas da ECO92, além de mascarar grandes problemas atrás de situações pontuais - mas não de pouca importância - como a preservação da toninha - mamífero aquático do litoral do Rio. O que desvia o foco de situações em escala global.
Vê-se que o Rio de Janeiro, atualmente, não consegue lidar com problemas estruturais, da mesma forma como ocorreu há 20 anos. O Estado não fizera um planejamento para a produção do evento - no que diz respeito ao descarte do lixo produzido e dos detritos dos banheiros públicos, que foram jogados, sem tratamento, na Lagoa Rodrigo de Freitas.
O Estado do Rio não consegue resolver problemas mínimos para a organização do evento, embora queira organizar um futuro sustentável para o mundo. O Rio quer ser exemplo para o mundo - no desenvolvimento sustentável - com problemas estruturais.
Comentários do corretor
Você apresentou questões pertinentes em torno do que foi proposto. Contudo, faltaram fatos e exemplificações concretas para enriquecer sua produção e comprovar sua tese. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |