Sabe-se dos problemas a enfrentar,e talvez o maior de todos está em associar o crescimento das nações preservando o Meio Ambiente.Este desafio será discutido entre 21 países no evento organizado pela ONU e requer honestidade,transparência e eficiência.
A Rio + 20 terá sede aqui no Brasil [vírgula] apesar de não termos muitos exemplos a respeito do termo preservação.O novo Código Florestal e a construção da Hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu são alguns deles.
A consolidação dessa usina além de,custar [usina, além de custar] caro aos nossos bolsos [vírgula] vai evidentemente afetar um local da Amazônia que deveria ser preservada e é a moradia das poucas tribos indígenas restantes na região.
Enquanto isso,no nordeste brasileiro faz sol quase o ano inteiro,sem falar das cidades litorâneas ventarem com frequência.O debate sobre meios de baratear os custos da utilização da energia solar e eólica como fontes eficientes de energia renovável já deveria estar na pauta do evento.
Vale ressaltar ainda um sério problema não resolvido pelo governo:"a exploração madeireira ilegal poderia exterminar tribo indígena Amazônica" [vírgula] foi tema em recente matéria divulgada em uma das revistas com grande circulação nacional.
Então,quais soluções o país sede dessa Conferência apresentará?Com esses exemplos nada parecidos com desenvolvimento sustentável será apenas mais uma hipocrisia ambiental e certamente a visão de lucro e mais lucro prevalecerá.
Comentários do corretor
Seu texto apresentou questões pertinentes que retratam bem a problemática do tema. No entanto, para chegar à excelência total é preciso mobilizar diferentes vozez, fazar um uso rico e consciente dos recursos argumentativos e explorar as diversas possibilidades de ideias que o tema favorece. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |