Brasil de solos férteis, povo encantador que embala e envolve diversas nacionalidades com sua rica fauna, flora e sua extensa diversidade cultural. Nação em constante processo de desenvolvimento social, ambiental e econômico que ao longo dos anos vem sendo alvo de diversas especulações.
A imagem do Brasil para o exterior é refletida no país modelo em preservação ambiental, sendo que realmente isto está se distanciando pelo fato do ocorrente crescimento de grandes indústrias, desmatamento e outros, que a cada dia vem se fortalecendo e se preocupando menos com que pode vim ocorrer no futuro.
O Rio + 20 necessariamente servirá, mas não solucionará problemas evidentes que precisam de mais atenção, ao contrário [vírgula] as medidas adotadas pelo mesmo poderão agravar fatos, como a morte de diversas espécies de peixes incluindo o pirarucu, este [vírgula]o maior peixe de água doce e ameaçado de extinção, surgirão outras preocupações que não serão toleradas pela maioria da sociedade. Ainda que a conferência nos beneficie totalmente, tais resultados virão á longo prazo, e as conseqüências [consequências] seriam mais danos em lugar de soluções eficazes.
O melhor a ser feito e manter nossas áreas verdes que ainda são vastas e razoavelmente preservadas, e agir com cautela e de forma consciente colocando as propostas na balança e pensar com cuidado para assim decidir o que se deve ou não ser aceito, levando em consideração as melhorias do país e um equilíbrio em um todo, sendo inadmissíveis possíveis consequências que por fim podem ser irreparáveis, colocando em duvida [dúvida] o que era para ser a solução.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes, além de estar claro e bem escrito. No entanto, faltaram fatos e exemplificações concretas para enriquecer seu projeto de texto, dar força a sua argumentação e melhor retratar a problemática imposta. Vá além da superficialidade para comprovar seu ponto de vista!
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |